Faça isto para evitar dores de cabeça ao contratar serviços

Existe uma atitude simples, mas que a maioria das pessoas não toma, na hora de contratar serviços ou comprar produtos, que pode evitar muitos problemas. Neste post vamos falar sobre ela, te mostrando como fazer e as implicações de não tomar tal medida. Certamente, você já passou por situações indesejadas por não tomar esta ação.

Condomínios, como o próprio nome indica, são propriedade de várias pessoas. Todas as ações da administração, especialmente ao se comprar produtos ou contratar serviços, visam maximizar o aproveitamento do dinheiro investido nesses itens. E é aí que mora o perigo, porque pessoas bem-intencionadas, nem sempre se dão conta de qual deve ser o primeiro passo a se tomar para uma trajetória bem-sucedida até o sonhado custo-benefício.

Produtos e serviços para condomínios, quase sempre são especializados. E é por conta deste fato que os moradores se enganam ao pensar que apenas contratar um profissional do ramo, vai garantir que o investimento seja proveitoso. O senso comum neste momento é pensar: “Bom, nós não entendemos disso, então vamos chamar quem entende”.

Ocorre que quem contrata não precisa saber as respostas. Mas, sim, saber fazer as perguntas certas. E esta é a atitude correta e que faz toda a diferença entre o sucesso e a dor de cabeça nesta hora. É preciso, antes de se contratar um serviço ou efetuar uma compra, pesquisar. Mas não para se tornar um entendido no assunto e discutir de igual para igual com o profissional da área. Você não vai conseguir e ainda corre até o risco de ser enganado. O que é preciso pesquisar é “o que é preciso saber ao se comprar tal produto u contratar tal serviço ?” Esta é a grande pergunta que deve ser feita, principalmente quando o condomínio é administrado por moradores. Uma vez elencados os possíveis pontos de questionamento, convoque moradores que, supostamente, possuam conhecimento na área ou em áreas correlatas. Eles o ajudarão a refinar as perguntas, otimizando o investimento do dinheiro que é de todos. Importante: Não centralize, dando plenos a um morador, sem que ele comprovadamente esteja preparado para lidar com o assunto. Há casos reais de moradores bem-intencionados, mas mal-informados que, no impulso de economizar, acabaram trazendo prejuízos ao condomínio por não terem feito as perguntas certas e por não utilizarem corretamente a informação que lhes foi disponibilizada.

Para alguns produtos e serviços, mesmo com as perguntas certas em mãos, é preciso conhecimento específico para se conseguir fazer bom proveito das respostas e fazer as melhores escolhas. Imagine, por exemplo, que uma empresa de portões elétricos ofereça uma solução “mais em conta” para o portão do seu condomínio. Sem observar os parâmetros- chave, não há como se tomar uma decisão acertada, levando, por exemplo, a comprar um conjunto motor subdimensionado, que em pouco, irá acabar superaquecendo e queimando.

Nestas horas, principalmente quando não há condôminos disponíveis, o síndico precisa de auxílio. Um auxílio ao síndico prestado por quem atende condomínios facilita bastante a otimização dos investimentos, pois além de evitar a tentativa-e-erro, disponibiliza indicações de fornecedores já testados e, através de parcerias comercias, pode até render descontos ao condomínio. Pense nisto antes de contratar ou comprar. E conte com o auxílio síndico da Agis sempre que precisar. O Barato não precisa sair caro.

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